mercoledì 30 gennaio 2013

VASCO LEÃO | PHOTOGRAPHER

ENTREVISTA VASCO LEÃO

1 – O QUE TE INSPIRA A CAPTURAR UMA DETERMINADA CENA OU IMAGEM?

Ainda hoje nao consigo uma resposta objectiva a essa pergunta. Sinto-me atraido pela vida urbana , talvez por ter sido esse desde o inicio o estilo de fotografia mais praticado e mais acessivel , gosto de registar tanto os momentos mais comuns e quotidianos como tentar obter composiçoes mais surreais com algum humor e subjectividade.
2 – QUE EQUIPAMENTOS USAS?
Neste momento prefiro o equipamento mais leve e discreto tanto quanto possivel , tenho fotografado com uma X100 da Fuji , e ando sempre com uma Canonet , contudo na mochila tenho sempre uma Dslr com uma 10-20 mm e um 50mm .Contudo hoje concluo que quanto mais “light” melhor !
3 – QUAIS OS TEUS FOTÓGRAFOS DE REFERÊNCIA OU QUE, DE ALGUMA FORMA, TE INFLUENCIAM OU INFLUENCIARAM?
Sinto-me influenciado por muitos fotografos , de entre os quais destaco Henri-Cartier Bresson , Elliot Erwitt, Eugene Atget, Brassai , Doisneau e talvez a minha favorita Vivian Maier cuja obra considero a mais inspiradora para quem procure momentos e goste da vida urbana.
4 – QUANDO E COMO FOI O TEU PRIMEIRO CONTACTO COM A FOTOGRAFIA?
Gostava de poder dar uma resposta romantica a essa pergunta , mas muito simplesmente houve uma altura ,perto dos meus 15 anos, em que percebi que com a maquina compacta que havia la em casa , podia criar e “desenhar” as composiçoes que tanto gostava de fazer de um modo mental desde sempre. A partir de entao foi um trajecto mais ou menos tipico, o habito aumentou , a vontade de experimentar outras maquinas e aprender a fotografar levou a que mais tarde entrasse num curso de fotografia afim de aumentar os meus conhecimentos na area ; sobre este tema creio que embora a formaçao seja importante, principalmente para quem deseje ingressar no mundo profissional o mais importante é o conhecer o mais possivel de trabalhos de outros fotografos e praticar muito , fotografar na rua o maximo de horas possivel-
5 – TENS ALGUMA FOTOGRAFIA FAVORITA?
Varias , é me muito dificil eleger uma fotografia entre tantas , mas recentemente tem me vindo á memoria uma de Vivian Maier , a que chamo Striporama , esta fotografia tem uma ambiencia circense fantastica , uma interacçao entre os varios personagens ausente e surreal ao mesmo tempo.
De entre as minhas elegeria uma das minhas mais recentes captada em Madrid , em que retrato um toureiro na sombra de um candeeiro de rua , em que a sombra deste me fez lembrar desde o primeiro instante os cornos de um touro , achei um momento quase surreal , as mais recentes sao me sempre as mais queridas .
6 – PRETO E BRANCO OU CORES?
Sempre P/B salvo raras excepçoes em que as cores desempenhem um papel importante , esta minha opçao deve-se a ter “crescido” com os trabalhos dos mestres e ao facto de achar que ,tirando as tais excepçoes , as cores tiram destaque ao que efectivamente importa numa fotografia.
7 – O QUE DESEJAS TRANSMITIR ATRAVÉS DA TUA FOTOGRAFIA?
Nada ! Até muito recentemente, a fotografia sempre foi algo muito pessoal , um capricho quase egoista de alguem que respira melhor quando esta a roubar momentos ,so á pouco tempo comecei a divulgar trabalhos online e a tirar partido dos varios sites existentes para criar portfolio. Isto é uma grande vantagem que nos permite divulgar o nosso proprio trabalho afim de podermos receber criticas , mantendo sempre intacto a nossa essencia , mas crescendo com elas , e fundamentalmente podermos ver o trabalho dos outros e aprendermos o mais que pudermos . Posto isto acho que seria pretensioso da minha parte assumir que pretendo transmitir o que quer que seja com as minhas fotografias, se elas enchem o olho de outros tanto melhor !
8 – HÁ QUANTO TEMPO FAZES FOTOGRAFIA DE RUA?
Desde sempre ,comecei logo por este genero e embora tenha experimentado outros generos de fotografia atraves de workshops , nunca nenhum outro me interessou tanto , a rua esta repleta de vida incessante e situaçoes unicas em que o desafio de conseguir composiçoes e boas fotografias é enorme, todos os outros generos embora tenham o seu merito sao manipulaveis , a vida na rua é um palco que ninguem domina !

Fonte

Algumas das mais belas imagens da fotografia de rua do fotógrafo Vasco Leão

clip_image001Accordion Dog © Vasco Leao

clip_image002City with glasses © Vasco Leao

clip_image003DIscussion © Vasco Leao

clip_image004Sharing a smoke © Vasco Leao

clip_image005The Hidden Suspect © Vasco Leao

clip_image006Lone Racer © Vasco Leao

clip_image007Double view © Vasco Leao

clip_image008Five Stars © Vasco Leao

clip_image009Behind the glass © Vasco Leao

clip_image010Morning Smoke © Vasco Leao

Big Circle © Vasco LeaoBig Circle © Vasco Leao

Bull on the loose © Vasco Leao Bull on the loose © Vasco Leao

Common People © Vasco Leao Common People © Vasco Leao

Going into the light © Vasco Leao Going into the light © Vasco Leao

The morning tram © Vasco Leao The morning tram © Vasco Leao

Stepping into the light © Vasco Leao Stepping into the light © Vasco Leao

All images © VASCO LEÃO
Links:
flickr
500px
facebook
vogue.it
fineart-portugal
Website

Nessun commento:

Posta un commento

ShareThis

post<li>
Related Posts with Thumbnails