martedì 28 dicembre 2010

SIKHS - GUERREIROS DE DEUS

A comunidade sikh foi obrigada a constituir uma tradição militar para combater a tirania e as injustiças contra a sua crença. O uso do Kirpân é autorizado pela Constituição indiana e não representa apenas uma arma, antes de tudo é um símbolo de liberdade e soberania. (1999)
 clip_image001
Em Abril de 1999, milhões de peregrinos sikhs, de vários lugares do mundo, deslocaram-se à cidade de Anandpur, Estado do Punjab, para a comemoração dos 300 anos da fundação da ordem Khalsa.

clip_image002

O templo dos sikhs é denominado Gurdwara. No seu interior desenrola-se a vida religiosa e meditativa dos fiéis. Ao contrário dos hindus, não praticam a idolatria de imagens. O que confere sacralidade ao templo é a presença do livro Granth Sâhib. (1999)

clip_image003
Das grandes religiões, o Sikhismo é a mais recente e que conferiu à mulher igualdade em relação ao homem. Na cidade de Anandpur, Punjab, uma norte-americana convertida ao Sikhismo lê o livro sagrado dos sikhs, o Granth Sâhib. (1999)

clip_image004

Num acto de respeito e purificação, sob orientação da mãe, uma criança banha-se na piscina do templo de New Delhi. (1998)



clip_image006
O uso do turbante. Um ritual diário entre os sikhs que requer paciência e técnica.

clip_image007
all images © Marcelo BUAINAIN

Fonte

Nessun commento:

Posta un commento

ShareThis

post<li>
Related Posts with Thumbnails